te dei osvaldia?

29jul10

Por que as pessoas em São Paulo gostam de encostar, roçar mesmo?

Da velha na padaria do Itaim aos intermináveis nojentões de todos os Terminais (Santo Amaro, Capelinha, etc.).

Para essa galera ônibus vira ribalta. Outro dia, tive que ouvir durante TODO o percurso, com todo o meu bom-humor matinal, a briga  de uma mulher com o namorado pelo celular. Me deu vontade de  tirar o celular dela e perguntar para o cara como ele a aguentava, depois me deu vontade de empurrá-la, mas eu só fiz cara de bunda a cada clichê que ela soltava e desci um ponto antes mesmo.

Que carência louca é essa?

Aí,  para quem mora em São Paulo e pensa “ eu não passo por isso”,  como uns paulistanos que conheci há um tempo no Rio ( que  além de dizer que Niterói parecia Bogotá, disseram que eles não viam pobres por onde passavam) eu vou dar um exemplo:

Meu amigo falou que estava  no Ritz do Itaim aonde as mesas são bem próximas umas  das outras, e sentou uma patricinha  linda do lado dele que falava com a voz anasalada peculiar dos habitantes dessa cidade. Mas  toda beleza foi pelo ralo quando ela falou:

– Ai abiga, na nossa classe social quando a gente tá down a gente pode viajar para espãirecer, né.

Você pode achar que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas é uma forçação de intimidade  em todos esses casos. Seria muito maneiro, se esse meu amigo se metesse nessa conversa, já que ela estava invadindo o espaço sonoro dele.

Isso me incomoda aqui, são como bárbaros que querem se apropriar da cadeira vazia antes de todo mundo, de todos os mastros de apoio dos ônibus, mesmo que fique em cima da sua mão, falar alto ao celular, dar uma empurradinha na fila de qualquer merda, meter o carro em cima de você na calçada.

Distância é utopia aqui.

“Ai mais tem muita gente!”

Em Tóquio também tem. E ouvi dizer que lá  as pessoas respeitam o espaço pessoal das outras.

“Ah, mais lá eles são loucos, tarados, solitários…”

E aqui não?

Ah, me poupe e chega mais pra lá!



2 Responses to “te dei osvaldia?”

  1. fico feliz de nunc ter passado por isso… ando de óculos escuros e cara de má, acho q intimid! rrsrsrsrsrs


  1. 1 Contenção de felicidade « www.mhrossetti.wordpress.com

Deixe um comentário

