Lomografia

01ago10
Um pouco sobre o meu mais novo apego que ganhei do Broto!
Ano passado foi inaugurada a primeira loja da Lomo no Brasil , em Ipanema no Rio . Já havia colocado aqui toda a emoção com a inauguração de uma loja virtual, e agora recebi mais uma notícia boa: vários modelos de câmeras Lomo e filmes para cada formato estão sendo vendidos na Loja do MAM!
Esta semana li uns textos bem legais e explicativos sobre a Lomografia.
Segue um apanhado com trechos do Wikipedia.
A Lomografia é um fenômeno fotográfico produzido por uma câmera automática, de alta sensibilidade, capaz de registrar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação. O processo consiste no recebimento contínuo de luz que é feito através do sistema de exposição automática, que chega a durar 30 segundos.

O termo surgiu no início da década de 90, ganhou o mundo e se tornou uma moda pop (no bom sentido). Mas para entender esse fenômeno devemos voltar ao início da década de 80 na ex-União Soviética pois foi lá que tudo começou quando o general russo Igor Petrowitsch olhou certo dia uma pequena câmera fotográfica em sua mesa e ficou fascinado com sua facilidade de uso, pequeno tamanho e qualidade técnica, a máquina em questão era uma Cosina SX2 uma câmera japonesa.

Imediatamente ele pediu para a tradicional fábrica de equipamentos militares de lentes LOMO fazer uma versão soviética aperfeiçoada, mais barata com aprimoramentos em relação a concorrente japonesa. Ela acabou sendo batizada de LOMO LC-A e uma curiosidade sobre ela é que sua linha de montagem é apenas constituída de mulheres. Seu plano era que todo cidadão soviético possuísse uma LC-A em casa e assim registrasse cenas de seu cotidiano e ajudasse a divulgar o estilo de vida soviético para o mundo, ou seja, a LC-A partiu de uma estratégia militar em plena Guerra Fria para fazer afronta aos EUA. 

Ele foi muito popular nos países do cinturão vermelho como a própria União Soviética, Korea do Norte e Cuba por exemplo mas com o tempo foi sendo deixada de lado e esquecida com o passar dos anos, até que em 1991 dois viajantes vienenses de férias em Praga perceberam que não haviam levado suas câmera para registrar seus momentos e entraram num mercado de pulgas e acharam a LC-A uma máquina interessante e compraram sem muita pretenção.

Começaram a fotografar de forma despretenciosa, muitas vezes sem nem olhar no viewfinder da máquina e quando chegaram em casa e revelaram os filmes tiveram uma agradável e fascinante surpresa: cores trocadas, super-expostas, foco ou desfoque nas imagens, vazamentos de luz, enfim todo tipo de efeitos que na fotografia tradicional seriam considerados depreciativos na lomografia são justamente o contrário, quanto mais inexperado os resultados melhor será, é isso que os “lomógrafos” buscam, a experimentação e a surpresa (que quase sempre é agradável).

Rapidamente a lomomania tomou conta e começou a se espalhar por todo a cidade e em 1995 surgiu a LSI – Lomographic Society International que tem o objetivo de não deixar morrer a cultura de fotografia de filme e de divulgar e ajudar a formentar a lomografia por todo o mundo.

A mais famosa de todas como não poderia deixar de ser é a LOMO LC-A que foi a precursora de tudo, mas existe outras tão importantes quanto como a Holga, a Supersampler, ActionSampler, Horizon, Diana, Lubitel, POP 9, Fisheye, Smena 8, Smena 35.

A lista é grande e sempre ocorre lançamentos de novas variações e produtos relacionados, isso faz com que a lomografia seja uma volta ao passado mas com olhos no futuro; o comodismo não faz parte dessa tribo, pelo contrário a descoberta é o que se busca sempre.

Os lomógrafos convivem com um conjunto de dez regras básicas:

  1. Leva a tua Lomo onde você for.
  2. Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite.
  3. A Lomografia não interfere na sua vida, ela é parte dela.
  4. Aproxima-te o mais possível do objeto a ser fotografado.
  5. Não pense.
  6. Seja rápido.
  7. Você não precisa saber antes o que fotografou.
  8. Nem depois.
  9. Não fotografe com os olhos.
  10. Não se preocupe com as regras.

lomography.com.br

Achei alguns vídeos bacanas sobre a Holga!

Um grupo de fotos com a Holga no Flickr!

Holga.

!é, bem empolgada!

Anúncios


3 Responses to “Lomografia”

  1. 1 Livinha

    tem várias na el cabriton nova, da augusta!

  2. 3 Manô

    quero uma!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: